Laboratório

Objectivo/Missão

O Laboratório de Análises Clínicas do Instituto do Coração orgulha-se de prestar um serviço de elevada qualidade, personalizado e de respeito pela vida humana, contribuindo assim para o bem-estar e a saúde da comunidade onde esta inserido.
Tem como missão principal, superar todos os dias as maiores expectativas dos seus utentes, seja pelos resultados rigorosos e seguros, seja pela rapidez no seu diagnóstico.

 

Equipa Laboratório

Dispomos de uma equipa multidisciplinar baseada a tempo inteiro em Maputo e especializada em análises clínicas, constituída por quatro (4) colaboradores com formação media, oito (8) licenciados e um com Mestrado em Microbiologia Clinica.

O Laboratório esta equipado com diversos equipamentos com tecnologia actualizada, tendo ainda equipamentos de backup a fim de poder manter um serviço 24×7.
Estão implementados diversos procedimentos de qualidade e controlo interno e externo que nos garantem resultados extremamente fiáveis.

Plano de trabalho e metodologia

A realização do exame laboratorial passa por três etapas diferentes:

 

I. Fase Pré-Analítica

A qualidade dos resultados dos exames laboratoriais estão intimamente relacionados à fase pré-analítica, que se inicia no preenchimento correcto da requisição, preparação do paciente, flebotomia (colheita e identificação da amostra), armazenamento temporário da amostra no local da colheita, transporte para o laboratório, até ao recebimento e registo das amostras.
Todo este processo será realizado por um técnico profissional que criteriosamente ira monitorizar esta fase para que não haja um impacto significativo das actividades realizadas durante este processo sobre a qualidade do resultado obtidos.

 

       a. Colheita

Na flebotomia utilizamos tubos vacutainer, os quais, já possuem no seu interior o anticoagulante desejado (a escolha do aditivo varia de acordo com o método do exame analítico). A punção é realizada de forma estéril, visto que não há transferência para outros recipientes.
A manipulação das amostras biológica e os materiais perfuro-cortantes para colheita de sangue (lancetas, agulhas, adaptadores e produtos envolvidos na coleta de sangue) será realizado de acordo com as normas de biossegurança e procedimentos do laboratório.
O descarte de todos materiais perfuro-cortantes serão colocados em recipientes apropriados.

 

       b. Transporte

Será efectuado um transporte rápido de todos as amostras biológicas para o laboratório, obedecendo rigorosamente as normas de biosegurança. As amostras irão ser encaminhadas dentro de sacos plásticos e acondicionadas numa mala térmica impermeável e higienizável que garante a estabilidade das mesmas até a chegada ao laboratório.

II. Fase Analítica

Nesta segunda fase, inicia-se a validação do sistema analítico, através do Controle de Qualidade Interno e Externo na amplitude normal e patológica, que se encerra no momento em que a determinação analítica gera um resultado.
No Laboratório do ICOR, a fase analítica é a mais automatizada. Após o posicionamento dos tubos e para a maioria dos exames processados., não há mais interferência humana. Os nossos profissionais de saúde estão atentos e conhecem em profundidade os sistemas analíticos que utilizam, fazendo uma monitorização em contínuo dos testes por meio de métodos de Controlo Interno e Externo de Qualidade, a fim de evitar eventuais variações e erros.

III. Fase pós-analítica

Os processos pós-analíticos são constituídos por etapas que tem início após a execução do exame e que incluem ainda a análise da consistência dos resultados, entrega do relatório, armazenamento da amostra do paciente por uma semana, transmissão e arquivo de resultados e consultoria técnica.

Isto e, concluída a análise, o Sistema de Informática Laboratorial – LIS (Software Appolo) recebe eletronicamente os resultados dos exames provenientes dos equipamentos que possuem interface automática com o LIS.
Os resultados dos exames são sempre verificados e validados por pessoal técnico de nível superior.

Esta fase encerra o ciclo, trazendo de forma sintética no relatório, os esforços de uma equipe especializada, recursos diversos, alta tecnologia e controlo de qualidade, com o objectivo de minimizar ao máximo as não conformidades.

.

ORGANOGRAMA DO LABORATÓRIO

 

 Ligue já para o seu Laboratório no +258 21 41 10 37